Depois de mais de dois anos de alívio na conta de luz, a tarifa de energia elétrica voltará a ter sobretaxa a partir desta segunda-feira. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou, na última sexta-feira, a volta da sobretaxa da bandeira amarela.
A Aneel citou a “previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano” para justificar a adoção da bandeira amarela. Segundo a agência reguladora, apesar das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, no país como um todo, as chuvas poderão ficar 50% abaixo da média histórica.
A cobrança é introduzida sempre que há mais acionamento das usinas termelétricas, que têm custo maior do que as hidrelétricas. E reflete a previsão de chuvas.
Com isso, haverá uma cobrança extra de R$ 1,885 a cada 100 kW/h de consumo de energia. Esse valor é um pouco menor do que era praticado antes - em março, a Aneel reduziu essa sobretaxa em 37%.
A última vez em que houve cobrança extra na conta de luz foi em abril de 2022 – foram 26 meses de bandeira verde, sem valores extra.
Sistema de Bandeiras Tarifárias da Aneel
O sistema de bandeiras tarifárias da Aneel possui quatro níveis:
FALE COM O POPULAR ONLINE
Para falar com a redação do Popular Online, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.
Crimes foram motivados, principalmente, por términos de relacionamentos e ciúmes, aponta levantamento do MPMT.
A cerimônia de entrega do troféu e certificados está marcada para 14 de março de 2026, no Salão de Eventos da APAE, em Araputanga.
Eventos marcarão encerramento de um ano de conquistas para o município
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.